Bom, a grande questão que hoje atingi a sociedade cristã é sobre um assunto bem comentado mas pouco estudado, o Jejum. Infelizmente, a falta de entendimento leva as pessoas ao extremo. Algumas colocam o jejum acima da Bíblia e da razão, achando que ele é a coisa mais importante de todas. Outros o desconsideram por completo, achando que o jejum não serve para nada e que Deus não se importa com isso.
- O que é Jejum?
Jejum é a abstinência de alimentos, seja sólido ou líquido, por um tempo determinado, com o propósito de intensificar a busca pela presença de Deus. É importante lembrar que jejum não é simplesmente ficar sem comer (isso é dieta ou greve de fome).
- Práticas que devemos tomar:
O Jejum deve ser uma prática comum na vida de todo cristão. Quando você se Abstém de alimentos por algumas horas ou dias, seu espírito fica desimpedido das coisas deste mundo e passa a estar tremendamente sensível às coisas de Deus, Você começa a ter mais fome e sede de Deus.
O Jejum é um sacrifício que você faz para buscar a Deus, e quando buscamos a Deus, estaremos em comunhão com o Pai, e ele passa a nos santificar, purificar e manter-nos fortificados em Cristo para que não venhamos cair em nenhuma cilada maligna, e também para que possamos resistir as tentações de satanás.
- Tipos de Jejum:
Existem três tipos de Jejum, são eles: Jejum Normal, Jejum Absoluto e Jejum Parcial.
Jejum Normal - Este jejum é aquele que se abstém de todos os alimentos sólidos e líquidos, exceto água. (Mateus 4:6; Lucas 4:2)
Jejum Absoluto - Este jejum compreende aquele onde nem alimento sólido, nem líquidos e nem água fazem parte. (Ester 4:16).
Jejum Parcial - Este jejum encontra-se numa situação de parcialidade, onde se abstém apenas de algum alimento que seja desejável. Este Jejum é muito bom para cortar os vícios. (Daniel 10:3).
Recomendação:
Vale ressaltar que o Jejum não é uma forma de barganha, onde Deus será obrigado a nos abençoar se o fizermos. Por exemplo: Irei fazer um Jejum em troca Deus irá abrir uma porta de emprego, isso é errado e se chama Barganha, Deus não é um ser de trocas.
- Por que fazer Jejum?
Bom, o Jejum nos ajuda a vencer o pecado, o Jejum é um meio para alcançar bênçãos seja material e principalmente espiritual, o Jejum nos fortifica para não cairmos em tentações da carne. Entre outras coisas.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Mateus 6:17-18
Há muitas recompensas de Deus para você através do jejum, mas ele deve ser feito da maneira correta, com a intenção correta. O jejum deve ser feito para o Senhor e nunca para mostrar aos outros o quanto somos espirituais!
- Alguns versículos bíblicos importantes sobre o Jejum:
Mateus 6:16-18
Isaías 58:3-6
Joel 1:14
Daniel 9:3
Por Eduardo dos Santos
Ministério Pentecostal Jeová Ha-Fah
Nenhum comentário:
Postar um comentário